Psicopedagogia Clínica

Através de diagnóstico clínico, o psicopedagogo identifica as causas dos problemas de aprendizagem e, além do tratamento psicopedagógico, poderá indicar outro profissional: psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista ou outro profissional se for o caso.

Objetivando identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando esse bloqueio, o psicopedagogo utilizará recursos pedagógicos, como: desenhos, jogos, brincadeiras, literatura, computador e outras técnicas necessárias.

As atividades lúdicas permitem que o paciente revele seus problemas e através de exercícios dirigidos e específicos o paciente aprende a ter limite, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se organizar e concentrar e adquire mais atenção.

As tarefas escolares também serão solicitadas e através da observação do material escolar, da organização e dos possíveis erros, o psicopedagogo auxiliará o paciente a encontrar a melhor forma de estudar para que a aprendizagem advenha.

Possui caráter preventivo e terapêutico e estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades. Baseia-se em:

*Diagnóstico clínico das dificuldades e distúrbios de aprendizagem;

*Aplicação das provas piagetianas em crianças para avaliação do desenvolvimento escolar;

*Acompanhamento a pessoas com deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral, dislexia, transtorno do déficit de atenção, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de aprendizagem, entre outros;

* Suporte (mediação) a pessoas surdas, atuando na alfabetização e no ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais);

*Orientação a pais e profissionais que lidam com a criança.

Para a realização destes trabalhos, o Núcleo conta com sala equipada com recursos psicopedagógicos para estimulação e acompanhamento de pessoas com TDA/H, autismo, síndrome de Down, dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, dificuldades de aprendizagem e deficiência intelectual.